Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Comandante
Início do conteúdo da página

CURRICULUM VITAE

Cel Evangelista

TAIRONE CARNEIRO DE CASTRO Cel Art

Comandante e Diretor de Ensino do Colégio Militar de Fortaleza

 

   

O CORONEL TAIRONE CARNEIRO DE CASTRO É NATURAL DE SANTO ÂNGELO – RIO GRANDE DO SUL, NASCIDO EM 24 DE ABRIL DE 1975, É FILHO DO CORONEL VETERANO GERARDO MAJELA DE CASTRO, ANTIGO ALUNO 179 DA ESCOLA PREPARATÓRIA DE FORTALEZA DE 1954 A 1956, E DA SENHORA MARGARIDA LIMA CARNEIRO.

FOI PROMOVIDO AO POSTO ATUAL EM 25 DE DEZEMBRO DE 2019.

FOI O ALUNO 826 DO COLÉGIO MILITAR DE FORTALEZA, NO PERÍODO DE 1985 A 1991. INCORPOROU ÀS FILEIRAS DO EXÉRCITO EM 18 DE FEVEREIRO DE 1991 NA ESCOLA PREPARATÓRIA DE CADETES DO EXÉRCITO (ESPCEX), SEDIADA EM CAMPINAS, ESTADO DE SÃO PAULO.

CONCLUIU O CURSO DE FORMAÇÃO DE OFICIAIS DE ARTILHARIA DA ACADEMIA MILITAR DAS AGULHAS NEGRAS, EM RESENDE, RIO DE JANEIRO, EM 02 DE DEZEMBRO DE 1995 SENDO CLASSIFICADO NO DÉCIMO SEXTO GRUPO DE ARTILHARIA DE CAMPANHA, SÃO LEOPOLDO, RIO GRANDE DO SUL, ONDE DESEMPENHOU A FUNÇÃO DE COMANDANTE DE LINHA DE FOGO.

APÓS A CONCLUSÃO DO CURSO DA ESCOLA DE APERFEIÇOAMENTO DE OFICIAIS EM 2003, FOI CLASSIFICADO NO 16º GRUPO DE ARTILHARIA DE CAMPANHA AUTOPROPULSADO, EM SÃO LEOPOLDO, RIO GRANDE DO SUL ONDE FOI CHEFE DA QUARTA SEÇÃO E COMANDANTE DE BATERIA DE OBUSES.

ALÉM DE TER SIDO INSTRUTOR DO COLÉGIO MILITAR DE FORTALEZA, DESEMPENHOU A FUNÇÃO DE INSTRUTOR DA ACADEMIA MILITAR DAS AGULHAS NEGRAS AO LONGO DE 04 ANOS E INSTRUTOR DO CENTRO DE PREPARAÇÃO DE OFICIAIS DA RESERVA DE PORTO ALEGRE POR 02 ANOS.

COMANDOU A BATERIA DE COMANDO DA ARTILHARIA DIVISIONÁRIA DA 5ª DIVISÃO DE EXÉRCITO, SEDIADA EM CURITIBA, PARANÁ.

É MESTRE EM OPERAÇÕES MILITARES E EM CIÊNCIAS MILITARES PELO DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO E CULTURA DO EXÉRCITO, PÓS-GRADUADO EM GESTÃO DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA PELA UNIVERSIDADE CASTELO BRANCO E POSSUI EXTENSÃO ACADÊMICA EM POLÍTICA, ESTRATÉGIA E GESTÃO PELA PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA JUNTAMENTE COM A ADESG RIO GRANDE DO SUL.

AO LONGO DE MAIS DE DEZ ANOS COMO INTEGRANTE DO SISTEMA COLÉGIO MILITAR DO BRASIL O CORONEL TAIRONE EXERCEU AS FUNÇÕES DE COMANDANTE DE COMPANHIA DO ENSINO FUNDAMENTAL, COMANDANTE DE COMPANHIA DO ENSINO MÉDIO, COMANDANTE DO CORPO DE ALUNOS, CHEFE DA DIVISÃO ADMINISTRATIVA, CHEFE DA DIVISÃO DE ENSINO E SUBCOMANDANTE DO COLÉGIO MILITAR DE FORTALEZA.

FOI CONDECORADO COM A MEDALHA MILITAR DE OURO, A MEDALHA DO PACIFICADOR, A MEDALHA MARECHAL TROMPOWSKY COM PASSADOR DE OURO, A MEDALHA MARECHAL EUDORO CORRÊA E O DISTINTIVO DE COMANDO PRATEADO.

O CORONEL TAIRONE É CASADO COM A SENHORA CIDIANE PITOL BOEIRA DE CASTRO E O CASAL TEM UM FILHO, O ALUNO 2000 PITOL, DO COLÉGIO MILITAR DE FORTALEZA.

 

Fim do conteúdo da página